AOFERGS participa de reunião na sede da FESSERGS para discutir participação no Plano Rio Grande

O presidente da Associação dos Oficiais do Estado do RS – AOFERGS, Paulo Ricardo da Silva, e o Diretor de Assuntos Estratégicos, Francisco Marques Neto, participaram nesta quinta-feira (27), de reunião na sede da FESSERGS, juntamente com a ABAMF, ASSTBM e cerca de 30 entidades sindicais e associativas de servidores públicos de todos os setores, para construir uma participação relevante no Conselho do Plano Rio Grande, do qual a Federação foi convidada a integrar, como legitima representante do funcionalismo.

O presidente Sérgio Arnoud, da Fessergs, destacou a importância desta participação e que por isto apela para todas as organizações que ajudem a construir uma pauta única, onde os servidores sejam protagonistas e não apenas os tarefeiros.

Na oportunidade várias representações trouxeram suas preocupações e enfatizaram a importância de os servidores serem realmente ouvidos no Conselho e poderem levar seu conhecimento de gestão para a reconstrução do Estado.

O presidente da AOFERGS, Paulo Ricardo sugeriu que fossem criados grupos temáticos, para que os trabalhos fossem facilitados ao presidente Arnoud, o que foi acatado pelo grande grupo. 

Ficou definido que serão realizadas reuniões com periodicidade no mínimo quinzenal e serão criadas comissões temáticas para discutir e formular propostas as questões dos diversos setores do serviço público.

O diretor do departamento de Direitos Humanos da Ajuris, Mauro Borba, reiterou em sua fala que os servidores têm que aproveitar a participação concedida à Fessergs para abrir um espaço cada vez maior e consolidar a importância dos servidores para a reconstrução e manutenção do Estado.

O presidente do Sintergs, Nelcir Varnier, chamou a atenção para a importância da atitude da Fessergs em reunir entidades para somar forças e valorizar a participação de todas as categorias representadas sendo estas filiadas ou não à Federação. Também apontou que a fiscalização sobre a correta utilização das mais diversas verbas que estão sendo destinadas ao Rio Grande deve ser prioridade e ainda enfatizou que as cobranças sobre as ações em prol do Estado devem ser perenes, principalmente após o período eleitoral.

O representante do Daer (Sudaer), Paulo Ricardo Velho, levantou o problema enfrentado por todas as categorias, dando como exemplo a sua, onde mais da metade já tem condições de se aposentar, apontando a falta de servidores e o envelhecimento das categorias, portanto a urgência de concurso ser imprescindível.

Por fim, o presidente Sérgio Arnoud, já deixou pré organizadas as comissões temáticas com responsáveis pelas áreas como meio ambiente, planejamento estratégico, saúde, segurança e demais. Foi aprovada a busca por uma audiência com o vice-governador, Gabriel Souza, para apresentar a coalizão de forças que a Fessergs reuniu para fazer com que sua participação no Conselho seja importante neste processo.

 

Texto e imagens: AOFERGS / Tatiana Danieli – FESSERGS / CSB RS

Menu