Formatura do CBA/2017

Prezado Associado da AOfERGS

Estivemos hoje na formatura do CBA 2017 e qual não foi nossa surpresa ao ver sedimentado uma de nossas bandeiras buscadas a vários anos!

O comando se sensibilizou e transformou o Curso Básico em Administração Policial Militar em Curso Superior de Tecnologia em Gerenciamento de Polícia Militar(conf. Portaria nº 669/EMBM/2017, uma de nossas batalhas, afinal somos das poucas Policias Militares que não contemplavam seus integrantes com tal capacitação.

Lembramo-nos que lá em 2015 quando da discussão de mudanças na carreira, tivemos a oportunidade de construir parte de um estudo junto com o Sr Chefe do Estado Maior da Brigada Militar, Cel Andreis Silvio Dallago, hoje nosso Cmt Geral, a respeito da ascensão funcional do nível médio de forma a estabelecer critérios e perspectivas de crescimento funcional, com interstícios adequados e viáveis, atingindo assim os atuais militares estaduais e criando uma carreira para os novos.

Recordo ainda que na ocasião o Sr Cel Andreis tinha uma grande preocupação que era de que maneira adequar o efetivo sem maiores traumas e cisões internas e abrindo esperanças aos Militares Estaduais de um futuro melhor. Na época foi sugerida uma carreira de Soldado ingressando com nível superior e perspectivas de ascender até o Posto de Capitão, ocasião que foi exposto por parte do Comando que não haveria prejuízos aos atuais integrantes da carreira, já que se construiria uma regra de transição do Tenente ao Posto de Capitão, por pelo menos um período de 5 anos sem exigência de nível superior, bem como regras de transição de Soldado a 1º Sargento.

Hoje durante a formatura dos novos Oficiais tivemos a grata satisfação de ver os Tenentes se formando com uma graduação tecnológica superior e, contentes ficamos porque a partir de agora o requisito que era empecilho para o progresso funcional deixa de existir, enfim a carreira de nível superior tão sonhado por todos.

De posse deste significativo fato; gostaríamos de agradecer efusivamente ao Sr Cmt Geral Cel Andreis Silvio Dallago por fazer com que a formação superior tão almejada acontecesse para todos na instituição e dizer que continuamos atuantes para que as necessárias alterações na carreira aconteçam dentro ainda deste ano, pois o governo do Estado já concretizou todas as alegadas alterações legislativas no tocante aos Militares Estaduais, portanto, só resta agora autorizar vossa excelência a reunir-se com a categoria para fechar os detalhes finais do projeto de carreira que acontecera sob sua responsabilidade, considerando que a partir de agora aos novos futuros 4100 policiais militares nada resta de expectativa na carreira e, para ser atrativa e manter o efetivo atuante e por mais tempo combatendo o crime e fazendo segurança pública precisam de estímulos sim,  para permanecer no serviço ativo e não para ingressar na reserva remunerada.

Cordialmente colocamos nossa presidência e direção associativa aos seus serviços e dispostos a contribuir neste processo. Entidade que só existe por inépcia dos que deveriam defender a todos.

Permanecemos atuantes e confiantes que ainda teremos uma só entidade que representará a todos nós igualitariamente nas suas semelhanças e diferentemente nas suas peculiaridades.

Ressaltamos que na condição de Oficiais da Brigada Militar confiamos sim nos Oficiais, pois eles representam a corporação em todos os rincões do Rio Grande do Sul e todos passam por um juramento de lealdade ao Estado, às suas funções e aos seus superiores e subordinados! É desta forma que entendemos cada um na sua relevância institucional e o Sr é nosso representante mor a quem cabe zelar pelo que é melhor para todos e construir um caminho que atendas a todos minimamente nas suas expectativas funcionais, por último é quem nos representa junto ao governo do Estado e apresenta as possíveis soluções.

Contamos com os senhores.

Portaria nº 669 – DIPLOMA CTSP e CBA

 

Menu