AIPSA PARA TENENTES – Nota Oficial
Caros sócios e não sócios da AOfERGS!
Estamos há 14 anos lutando por mudanças na carreira que nos favoreçam, fato que deixamos escapar em 2013, por falta de articulação, por termos submetido o pleito a uma malfadada assembleia de categoria que nos prejudicou, retirando a possibilidade de ascender na carreira, entretanto, manteve todos os outros projetos oferecidos pelo governo.
Desde dezembro de 2013 até hoje temos envidado esforços; e os senhores e senhoras são testemunhas disso, no sentido de buscar reconquistar o terreno perdido em 2013, porém, até agora sem sucesso, mesmo com árdua luta.
Durante todo o ano de 2015, 2016 e agora 2017 continuamos incansavelmente enfrentando o sistema e os contrários à nossa luta, mesmo não sendo esta prejudicial a ninguém dentro das corporações militares estaduais, pelo contrário, a valorização que buscamos é associada a qualificação técnica e intelectual, ou seja, buscamos a ascensão funcional para o Soldado poder estruturar sua carreira profissional, podendo com esforço próprio e dedicação, chegar nos seus últimos anos de serviço, de posse de grande conhecimento e qualificação, ao posto de Capitão, aos moldes do que ocorria até o ano de 1997. Assim, queremos ratificar e reforçar nossa posição e norte de conquistar a terceira estrela, deixando como incentivo aos ingressantes da corporação, aos que já estão nela e aos que virão no futuro.
A par deste esclarecimento, pretendemos deixar claro e visível que nenhum projeto ou lei que venha a entrar futuramente em vigor irá beneficiar a todos, pois se isto ocorresse não seria plano de carreira e sim plano de benefícios; desta forma cabe salientar que a proposição de hoje do governo do Estado, de estender o Abono de Incentivo a Permanência de Servidores Ativos, AIPSA, não é nosso foco principal, porém é importante sim, afinal todo o nível médio tem direito a receber o estímulo, e justo neste momento que o governo não assanha outra possibilidade, que não o estudo da carreira nova, deixando-nos sempre na esperança e expectativa de apresentar algo que nos mantenha otimistas, melhor dizendo, perspectiva de chegarmos ao posto de Capitão na carreira.
Por fim gostaria de dizer que vamos conquistar este pequeno passo, o qual no momento certo acabará por atingir a todos e, tão logo aprovado, ao que pretendemos nos aproximar da casa legislativa para abreviar o processo, iremos fomentar uma posição das autoridades a respeito dos demais itens de nosso interesse, sendo que o principal é a ascensão funcional dos Oficiais Subalternos.
De fato, partindo para o encerramento; concito aos colegas para que venham prestigiar o nosso evento no dia 02 de dezembro de 2017 na câmara de vereadores de Porto Alegre, lá vamos continuar discutindo nossa realidade, perspectivas e rever e confraternizar com os amigos, faremos uma assembleia geral, além do que é uma oportunidade para acalentar os colegas de luta com força para continuar e aos que acreditam em nós, voltar à casa se associando ou reassociando a AOfERGS.
Senhores, sem ferramentas não construímos nada, a mão de obra está disponível, e a ferramenta são os senhores! Acreditem, tudo vale a pena quando a alma não é pequena.
Elias Daniel Poncio
Presidente Estadual da AOfERGS