Nota de pesar – Policial Militar assassinado

A AOfERGs não poderia deixar de manifestar pesar pela morte de mais um policial militar.

O tenente da reserva Marcelo Garcez Ribeiro, do 21º BPM, que foi baleado em parada de ônibus, no Bairro Lami, aqui em Porto Alegre, ainda na manhã da sexta-feira (21/12).

Embora tenha sido socorrido mesmo inconsciente para um hospital, não resistiu aos ferimentos vindo a falecer.

Testemunhas relataram que o tenente estava aguardando um ônibus, quando, por puro instinto e obrigação de quem dedica a vida a segurança pública da população, mesmo após a transferência para a reserva remunerada, abordou pessoas na rua, em uma localidade conhecida como Jardim Floresta, onde um grupo promovia tumulto em via pública.

Um dos integrantes do grupo, questionado pelo policial, reagiu e efetuou disparos de arma de fogo contra o oficial, sendo que o grupo fugiu logo após o ataque.

A Brigada Militar enviou viaturas para o local, inclusive com reforço de um helicóptero do Batalhão de Aviação, mas, não logrou êxito em prisões.

A AOfERGS, como representante combativa, continuará lutando pela valorização de todo o efetivo policial e bombeiro militar, principalmente quando fatos como esse, se contrapõem ao discurso fácil e frágil de que militares estaduais se aposentam precocemente ou de forma privilegiada.

Cabe a reflexão e o questionamento: Se fosse um outro tipo de profissional, agiria mesmo após a sua “aposentadoria”?

Os militares estaduais necessitam de maior proteção do Estado, com o endurecimento das leis dos crimes contra a vida de policiais e bombeiros, bem como com a manutenção da paridade e integralidade de seus vencimentos na “inatividade”, pois, quando juramos defender a sociedade, mesmo com o risco da própria vida, não juramos somente até o momento da transferência para a reserva remunerada, juramos até o final de nossas próprias vidas!

Juntos somos fortes!

Menu