AOfERGS na Audiência em defesa da segurança pública

A AOfERGS, representada pelo nosso vice-presidente Elias Daniel Poncio, esteve presente na Audiência Pública em Defesa da Segurança Pública.

“Os agentes de segurança devem ser valorizados porque eles garantem a vida dos gaúchos”. A afirmação foi feita esta manhã (20/5) pelo deputado estadual Tenente-Coronel Zucco (PSL) durante a instalação da Frente Parlamentar em Defesa dos Servidores da Segurança Pública do RS no Plenarinho da Assembleia Legislativa. O objetivo é garantir melhores condições de trabalho e a proteção de servidores da Brigada Militar, Polícia Civil, Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), Instituto-Geral de Perícias (IGP) e do Corpo de Bombeiros Militar.

Zucco destacou as suas iniciativas já protocoladas como o projeto de lei que assegura aos servidores da segurança pública assistência jurídica gratuita da Defensoria Pública. Também falou da proposta de emenda constitucional (PEC) 277 que transforma a Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e o IGP em instituição permanentes. “São órgãos centenários, de vital importância, mas que não têm manutenção assegurada por lei”, lamentou. O parlamentar comentou ainda o seu projeto que cria o banco de dados unificado para a identificação facial e reconhecimento de crianças e adolescentes desaparecidos no Estado, entre outros projetos.

O Coronel Mário Ikeda, comandante da Brigada Militar, advertiu para a situação de vulnerabilidade dos agentes de segurança “que são muito cobrados e não têm proteção”. Já a delegada Nadine Anflor, chefe de Polícia Civil, agradeceu a iniciativa do deputado Zucco. “É o reconhecimento que nos enche de orgulho e estímulo, principalmente os 4.943 policiais civis”.

O Defensor Público Geral do Estado, Cristiano Vieira Heerdt, destacou a função de pacificação social desempenhada pelos servidores de segurança e da Defensoria. Já o coronel Marcelo Gomes Frota, secretário de Estado da Segurança Pública-adjunto, disse que o deputado Tenente-Coronel Zucco “cumpre as expectativas dos seus eleitores” ao valorizar e defender os homens e mulheres da segurança pública. “Segurança é um serviço essencial que vem antes de todos os demais serviços porque garante a execução dos demais”, acrescentou.

Também agradeceram a instalação da frente parlamentar o coronel Cesar Eduardo Bonfanti, comandante do Corpo de Bombeiros Militar; a diretora do IGP, Heloisa Helena Kuser; Alexandre Bobadra, representando a Susepe; e Clóvis Pereira, representante nacional das Guardas Municipais. Participaram ainda da instalação da frente parlamentar o presidente do Tribunal de Justiça Militar, coronel Paulo Roberto Mendes Rodrigues; a presidente da Câmara Municipal, vereadora Mônica Leal; a secretária do Desenvolvimento Social e Esportes de Porto Alegre, Comandante Nádia Gerhardt; o superintendente estadual da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), no RS, Raul Loureiro Queiroz, e o ex-secretário estadual da Segurança Pública, José Francisco Mallmann”.

© Agência de Notícias

 

Menu