Entidades representativas do Brasil estão reunidas em Porto Alegre para debaterem o futuro dos militares estaduais

Acontece nesta quinta e sexta-feira (15 e 16/09) o XXIV FÓRUM NACIONAL ANERMB, evento promovido pela Associação Nacional de Entidades Representativas dos Militares Estaduais e Pensionistas (ANERMB), que representa 37(trinta e sete) entidades de classe de todo o Brasil, com mais de 200 mil associados. A cerimônia de abertura contou, além das representações nacionais de entidades, a presença de autoridades municipais, estaduais, do Comando de Bombeiros e da Brigada Militar, da Justiça Militar e de diversas entidades envolvidas na segurança pública ou parceiras, entre elas o IBCM, MBM, SICREDI, CORREIO. BRIGADIANO, FUNPERACHI, ASOFBM, ASPRA, ABAMF, AESPPOM, OAB, TAURUS, BG FINANCEIRA, ASSEPOD.

Esta edição do evento  está sendo organizado e sediado pela ASSTBM (Associação dos Sargentos, Subtenentes e Tenentes da Brigada Militar e Bombeiros Militares) com apoio da AOFERGS (Associação dos Oficiais Estaduais do Rio Grande do Sul), além da colaboração de diversas entidades e órgãos parceiros da segurança pública.

O Objetivo do encontro é debater os temas que afetam a segurança pública de modo geral, visando buscar soluções viáveis do ponto de vista político e econômico, que possam ser apresentadas às autoridades gestoras dos Estados e do Governo Federal. Entre os temas debatidos, destacamos os abaixo, conforme a programação do evento, que seguirá até a sexta-feira (16):

  • Sistema de proteção Social e a resistência de alguns estados na sua aplicação;
  • Representatividade Política;
  • Situação Financeira dos Militares;
  • Mudanças previstas no Código Penal Militar;
  • Lei Orgânica dos Policiais;
  • Manifestação das entidades participantes. 

Para Aparício Santellano, Presidente da ASSTBM, entidade anfitriã, o encontro é o momento para as entidades representativas de todo o Brasil, traçarem estratégias conjuntas para o enfrentamento dos problemas que afetam os militares estaduais, principalmente na questão de seus direitos e garantias, ora sobre ataque em diversas Unidades da Federação. Para Santellano, o encontro também constitui momento de ouvir as experiências das demais entidades, seja nas suas estratégias classistas como administrativas.

Para Roberto Larrossa, Presidente da AOFERGS, entidade organizadora juntamente com a ASSTBM , o encontro serve para mostrar o trabalho que as entidades policiais desenvolvem na busca de avançar em suas carreiras, direitos e garantias. Estes dois dias de debates servirão para aprofundar temas importantes que afetam a vida dos militares estaduais, disse Larrossa.

Para o Presidente da ANERMB, Leonel Lucas, o encontro unifica ações das entidades e cria uma pauta única a ser defendida nacionalmente, pois ao final do evento será assinado por todos o documento denominado “Carta de Porto Alegre”, que conterá a A deliberação conjunta das reivindicações das entidades, sendo remetida aos Governadores e Governo Federal para análise do que cabe a cada esfera.

Fonte: Correio Brigadiano

Menu