Nota da Presidência da AOfERGS
Caros associados, amigos e colegas!
Estamos passando por momentos bem difíceis com a crise, que em parte é montada para desacreditar o serviço público, colocando todos os dias a população contra os servidores. Nosso caso não é diferente, pois perdemos inúmeros direitos, inclusive daqueles que sequer ingressaram ainda na Corporação. Em contrapartida, esperamos à quase vinte anos por uma carreira digna e justa que contemple a todo o atual nível médio, cujo sentido de inferioridade da norma precisa ser corrigido.
Nível superior já, desde a inclusão, perspectiva de ascensão funcional, no mínimo até Capitão para as Praças, assunto amplamente discutido e acordado entre a categoria e o Comando da Instituição.
As proposições que estão sendo enviadas à Casa Legislativa, pelo menos por enquanto, sequer vislumbram esta possibilidade, o que é inaceitável do ponto de vista da esperança e confiança depositadas nos negociadores.
Teremos dia 15/8 uma assembleia na ABAMF, com as demais categorias onde vamos dialogar com os presentes para construirmos algumas perspectivas.
Pretendemos incluir a questão da matriz salarial, que necessariamente tem que ser modificada.
Não podemos ter duas formas de remuneração na mesma Instituição, além do que, com a tentativa de alçar o quadro de nível superior a condição de carreira jurídica militar, caso único no Brasil, seremos relegados a segundo plano, inclusive na própria matriz salarial, uma vez que corremos o risco de perder a verticalidade, pois embora absurda a diferença entre os postos de Tenente e Capitão, ainda é uma garantia mínima de ajuste interno, mas que certamente será quebrada se não tivermos a mesma matriz de vencimentos.
Parcelamentos, perdas de direitos diversos, falta de estrutura de trabalho, tudo implica em desvalorização, porém além destes fatores nossa carreira precisa ser corrigida logo, precisamos de horizontes, os quais hoje não existem.
Estamos atentos e na luta, não vamos esmorecer e os senhores e senhoras estejam conosco, só assim teremos alguma chance de sucesso!
Elias Daniel Poncio – Presidente Estadual da AOfERGS.