O Rio Grande do Sul Sangra com mais uma vitima da violencia
Associação dos Oficiais Estaduais do Rio Grande do Sul
Uma mulher foi morta no final desta tarde desta quinta-feira (25) por um assaltante em frente ao colégio Dom Bosco, na Zona Norte de Porto Alegre, enquanto aguardava seu filho.
A vítima foi identificada como Cristine Fonseca Fagundes, 44 anos.
O crime gerou comoção e resultou a queda do Secretário Estadual de Segurança Pública Wantuir Jacine e força o Governador a instalar o Gabinete de Gestão de Segurança Pública coordenada pelo Vice Governador José Paulo Cairolli.
Por si o fato já é trágico porém este é só um dos muitos casos de vidas gaúchas ceifadas devido a políticas de segurança pública equivocadas do Governo do Estado, a queda do Secretário não acrescenta perspectivas de melhora uma vez que parte de premissas no mínimo equivocadas sobre como se implementa ações de segurança pública.
A vinda de 200 policias da força nacional vai agregar sem dúvida, porém o que significa 200 policiais com a saída de aproximadamente 1.300 policiais militares para reserva remunerada, somente nos primeiros 08 meses do ano por não ter um plano de carreira que estimule a permanência.
O Rio Grande do Sul sangra com todas as vitimas desse descontrole da criminalidade e mais ainda com o aumento da brutalidade implementadas pelos criminosos e se não encontrarmos uma solução rápida para a crescente diminuição nos efetivos das forças policiais bem como por fim ao sucateamento das estruturas esta situação poderá se tornar mais grave quem sabe irreversível a curto prazo.