Servidores do Movimento Unificado dos Servidores(MUS) realiza ato na favor do IPE em seus 85 Anos
O Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul (IPERGS) completou hoje 85 anos de idade com grave crise financeira.
Nesta data comemorativa o Movimento Unificados dos Servidores realizou um seminario no auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa, “O IPE é dos Servidores. Todos contra a privatização”.
Posterior partiu em caminhada até o prédio do IPERGS e realizou um abraço simbólico, informando que os servidores não abrem mão do IPE.
A CRIAÇÃO DO IPERGS
O IPERGS foi criado a oito de agosto de 1931, através do Decreto nº 4.842, pelo então interventor federal no estado General José Antonio Flores da Cunha. Sua primeira sede localizava-se na Praça da Alfândega. Atual Edifício Imperial. O primeiro presidente do IPERGS foi o Engenheiro Egydio Hervê.
O IPERGS nasceu com a finalidade de amparar a família do servidor público. Anteriormente à existência do Instituto, a Caixa de Aposentadorias e Pensões dos Funcionários Públicos e a Sociedade Amparo Mútuo dos Funcionários Públicos Estaduais e Municipais do Rio Grande do Sul (incorporada ao IPERGS em 1932), tratavam dos benefícios previdenciários aos funcionários públicos.
Conforme as bases doutrinárias do pensamento positivista, o artigo 2º do decreto de criação do IPERGS estabelecia que “o Instituto terá por fim desenvolver a previdência e assistência em favor dos funcionários do Estado, dos municípios e das classes proletárias, mediante a concessão de pensões, empréstimos e pecúlio.”
Hoje o IPE enfrenta uma crise de recurso e muito disse se deve ao fato de órgãos do Estado durante anos negligenciarem repasses devidos ao Instituto.
Dentre os maiores devedores estão, o tesouro do Estado, Assembléia Legislativa, Tribunal de Contas, DAER e outros.